A Indonésia está se preparando para dar outro passo em seu programa de biodiesel. No ano passado, o país asiático implementou o B40 e, agora, mira a adoção do B50.
Segundo a agência de notícias Reuters, a informação foi confirmada esta semana por autoridades do ministério de energia indonésio. Não há, contudo, um cronograma mais detalhado para o lançamento.
O governo indonésio já vem realizando uma série de testes para validar o uso do B50 desde 2024. No entanto, deverá ser realizada uma nova rodada de avaliações com duração prevista de oito meses que ainda não tem prazo para começar.
O governo de Jacarta vem apostando na adoção do biodiesel tanto para reduzir sua dependência externa quanto para sustentar as cotações internacionais do óleo de palma. O país é – de longe – o maior produtor global de óleos vegetais com produção estimada de 52,5 milhões de toneladas no ciclo 2024/25.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) esse volume representa quase 23% da oferta mundial de óleos.
No ano passado, a Indonésia fabricou um total de 13,9 milhões de m³ de biodiesel. A expectativa é que esse volume salte para 19 milhões de m³ após a implementação do B50.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com